Rua: Antônio Morais Barros, 125 - Tatuapé - São Paulo
Telefone: (11) 2294-0464 | Whatsapp (11) 995240908 | (11) 2783-3478
E-mail: alinelabate@praxisclinica.com.br | recepcao@praxisclinica.com.br

aceito receber dicas e orientações

Como Trata

Terapia Miofascial

É um método especial de terapia manual que tem como principal objetivo a diminuição da tensão e dor muscular, auxiliando na correção da postura, conforto corporal, diminuição do estresse e na otimização da performance atlética. Sua aplicação é executada em macas, sempre de maneira confortável e relaxante, não havendo necessidade do cliente se despir. É recomendado o uso de roupas confortáveis.

Tem resultados diferenciados das técnicas similares, porque trata de maneira eficaz e duradoura os Trigger Points (Pontos-Gatilho) e os Tender Points (Pontos-Sensíveis), responsáveis pela chamada Síndrome Dolorosa Miofascial, muitas vezes confundida com a Síndrome da Fibromialgia, por possuírem alguns sinais e sintomas parecidos.

Efeitos da terapia miofascial

No Sistema Nervoso: 

  Quando Lenta e Superficial (LS) poderá, através do  Sistema Nervoso Periférico  Sensor – SNPs, que levará os estímulos ao Sistema Nervoso Central - SNC, que  acionará o Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático - SNA-P,  que inibirá o Sistema Nervoso Autônomo Simpático - SNA-S  acalmando, relaxando  o paciente (indicada nos casos de Stress)

Quando Rápida e Superficial (RS),  por gerar um grande número de estímulos nos folículos sensores da pele, pode excitar o SNC, que  acionará SNA-S propiciando condições para que, entre outras coisas, ocorra a  neuroplasticidade (indicada para os acometidos por AVC – DVE).

Ambas as maneiras (LS – RS) podem provocar Analgesia, o alívio de dores. Há algumas teorias sobre como isso se dá. Uma delas é a das “Comportas da Dor” e a que diz que “O SNC prioriza as sensações do presente em detrimento das do passado”. Segundo esta última, terapia miofascial, por levar ao SNC sensações que refletem o presente, como o tato, o calor ou frio, a pressão das mãos, recebem “a preferência” de atenção em detrimento da “dor” que representa o passado, ocorrendo desta maneira a analgesia.

No Sistema Circulatório:

otimizar a troca de líquidos (intersticial para venoso ou linfático, arterial para intersticial, oportunizando as trocas com o líquido Intracelular) desintoxicando e nutrindo os tecidos. auxilia também o retorno venoso e,ou, linfático.

  1. Rua: Antônio Morais Barros, 125 - Tatuapé - São Paulo
  2. Telefone: (11) 2294-0464 | (11) 2783-3478
  3. E-mail: quiropraxia@praxisclinica.com.br
Agência Digital | Toyacom