Rua: Antônio Morais Barros, 125 - Tatuapé - São Paulo
Telefone: (11) 2294-0464 | Whatsapp (11) 995240908 | (11) 2783-3478
E-mail: alinelabate@praxisclinica.com.br | recepcao@praxisclinica.com.br

aceito receber dicas e orientações

Como Trata

Manipulação Articular

Também conhecido como "ajuste". É um movimento rápido e preciso, realizado com as mãos na articulação acometida, normalmente acompanhado por um estalo, que visa alinhar e reposicionar, de maneira correta e equilibrada, as diferentes articulações que existem no corpo humano. Elimina-se, desta forma, os deslocamentos que ocasionam tensões, contraturas, encurtamentos musculares e uma multiplicidade de sintomas, geralmente acompanhados por processos dolorosos. 

Efeitos da manipulação articular no organismo:





 

Manipulação articular ou ajustamento articular

O ajustamento é a principal manobra terapêutica utilizada por Quiropraxista. Nas faculdades de Quiropraxia as manobras específicas de manipulação articular são ensinadas com um nível de detalhe, profundidade e precisão como em nenhum outro ambiente acadêmico.

A definição precisa de ajustamento ou manipulação articular é:

“Movimentação passiva de uma articulação com alta velocidade e baixa amplitude, além da amplitude de movimento fisiológico e dentro da integridade anatômica”.

Agora veremos o significado de cada uma destas sentenças:

Movimentação passiva de uma articulação: quem realiza o movimento é o Quiropraxista, não há movimento ativo do paciente.

Com alta velocidade e baixa amplitude: o movimento necessariamente é muito rápido e curto (ou seja, evitado movimentos longos desnecessários). Realizando o movimento rápido é evitada a ativação da contração muscular que ocorre aproximadamente entre 50 a 100 milissegundos.

Além da amplitude de movimento fisiológico: isto significa que o movimento é realizado além do normal, ultrapassando a barreira elástica e atingindo uma nova amplitude de movimento – a barreira parafisiológica.

E dentro da integridade anatômica: o movimento necessita ser necessariamente curto, pois se for muito longo, além de adentrar na barreira parafisiológica pode haver uma distensão ou lesão dos tecidos articulares e periarticulares.

Ou seja, o ajustamento articular é um movimento rápido e preciso, realizado com as mãos na articulação acometida, normalmente acompanhado por um estalo, que visa alinhar e reposicionar, de maneira correta e equilibrada, as diferentes articulações que existem no corpo humano. Elimina-se, desta forma, os deslocamentos que ocasionam tensões, contraturas, encurtamentos musculares e uma multiplicidade de sintomas, geralmente acompanhados por processos dolorosos. 

Os efeitos imediatos do ajustamento ou manipulação articular são:

Normalização do tônus muscular: tônus muscular significa a intensidade de contração da musculatura. A intensidade tende a se normalizar. É comum observar que a musculatura ao logo da coluna fica menos contraída depois de realizado o ajustamento.

Aumento do limiar de dor: aumento da resistência do paciente a dor, ou seja, a dor do paciente é reduzida.

Aumento da amplitude de movimento: a articulação ajustada tem a possibilidade de mover mais do que previamente.

Liberação de endorfinas: há certa tendência de aumentos dos níveis de endorfina na circulação sanguínea. As endorfinas são substâncias liberadas pelo próprio organismo e possui propriedades de amenização da dor (analgésicas).

 

 

 

  1. Rua: Antônio Morais Barros, 125 - Tatuapé - São Paulo
  2. Telefone: (11) 2294-0464 | (11) 2783-3478
  3. E-mail: quiropraxia@praxisclinica.com.br
Agência Digital | Toyacom