Rua: Antônio Morais Barros, 125 - Tatuapé - São Paulo
Telefone: (11) 2294-0464 | Whatsapp (11) 995240908 | (11) 2783-3478
E-mail: alinelabate@praxisclinica.com.br | recepcao@praxisclinica.com.br

aceito receber dicas e orientações

Quiropraxia

O que é Quiropraxia

“A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações”. - Organização Mundial de Saúde (OMS), Directrizes sobre a Quiropraxia, 2005.

A palavra "quiropraxia" é formada a partir de dois radicais gregos, quiro(mãos) e praxis (praticar) – “praticar com as mãos”.

Criada há 117 anos nos Estados Unidos, por David D. Palmer, é uma profissão de contato primário com o paciente, ou seja, não é necessário um encaminhamento de outro profissional para iniciar a consulta. O quiropraxista tem formação universitária de 4 – 5 anos de graduação, onde é habilitado à avaliar, examinar, reconhecer sintomas e sinais, chegar a uma conclusão diagnóstica (neuro-músculo-esquelética) e realizar o tratamento específico.

A Quiropraxia Práxis (clique para saber mais colocar em A consulta) se difere de outros profissionais da área da saúde, em razão das manipulações articulares (mais conhecidas por ajustamentos). Estes atuam diretamente na solução da causa e não são apenas atenuantes dos sintomas.

Apesar de a quiropraxia ser conhecida pelo seu efetivo tratamento de alterações que envolvam músculos, articulações e nervos (dor ciática, torcicolo, lombalgias, lesão meniscal, bursites, tendinites e etc), ela também cuida de alterações que resultam de um mau funcionamento das vértebras da coluna que podem provocar um aumento ou diminuição da informação/estímulo dos nervos que saem entre as vértebras da coluna. Essa alteração dos impulsos nervosos podem ocasionar sintomas em outras regiões do corpo, como estômago (queimação sem motivo/diagnóstico aparente), dores de cabeça (com sintomas ao redor da orbita ocular), cólicas, falta de ar, entre outros.

Todas as funções do corpo são controladas e coordenadas pelo sistema nervoso central (cérebro e medular espinal). A medula espinal está intimamente ligada a coluna vertebral, que tem como função proteger a medula e raízes nervosas que partem para inervar todo o corpo. Algumas alterações na coluna podem prejudicar o envio ou o recebimento desses impulsos nervosos que podem provocar inúmeros sintomas. Veja no link abaixo a interação COLUNA x SISTEMA NERVOSO CENTRAL. A correlação vértebra por vértebra.

1. Rua: Antônio Morais Barros, 125 - Tatuapé - São Paulo
  2. Telefone: (11) 2294-0464 | (11) 2783-3478